Plano de ensino:

A proposta da oficina é incursionar o aluno pelo universo da pintura e teoria da cor.
Depois de apresentado o material em questão, no caso o guache, será introduzida uma explicação leve e lúdica sobre teoria da cor.
Será trabalhado em sala o círculo cromático de seis cores (primárias e secundárias), assim como conceitos básicos de luminosidade (mistura de preto e branco) e monocromia. Após a teoria sobre a natureza da cor e confecção do círculo, serão propostas três atividades:
– Uma pintura monocromática, utilizando uma cor primária que será misturada ao preto e ao branco para criar novas tonalidades
– Uma pintura utilizando apenas as três cores primárias
– Uma pintura utilizando apenas as três cores secundárias
Caso o aluno encerre as três atividades em tempo, ainda estará livre para uma quarta pintura, utilizando as cores que quiser.
O objetivo da oficina é estimular o aluno a utilizar as cores de forma consciente e leve, além de proporcionar o contato com uma nova técnica. Também é colocada em questão a relação entre o artista e o material.
  • Público: crianças de 7 a 12 anos
  • Oficineira: Rebeca Prado é quadrinista e ilustradora, formada em Artes Visuais pela UFMG, com especialização em Cinema de Animação. Em 2015 lançou o livro Navio Dragão, uma coletânea de tiras sobre uma Viking mal humorada, chamada Lif. Em 2016, lançou o livro Baleia #3, uma série de tiras sobre o cotidiano da vida adulta. Além disso, é professora de desenho e trabalha com ilustração para os mercados editorial e publicitário.