O coletivo Lady’s Comics percebeu uma necessidade de ampliar sua atuação para além da produção de quadrinhos feito por mulheres. Pensando na desigualdade de gênero no cenário dos quadrinhos brasileiros, além da falta de acesso dessas mídias para uma grande parcela da população, chegamos à conclusão que precisamos contribuir e promover novas iniciativas. Incentivar à leitura e a criação de histórias em quadrinhos desde a infância é um passo inicial para que, no futuro, tenhamos um maior número de produtores de HQs, além de leitores e leitoras com novos olhares sobre a nona arte. É parte importante desse processo também trazer os quadrinhos para os dias atuais. Introduzir as Histórias em Quadrinhos ao cotidiano da escola é uma forma de instrumentalizar os educadores para a formação moral e crítica dentro da sala de aula e aproximar os alunos de uma rica e diversificada linguagem.

Dessa forma, o projeto contempla o público infantil e educadores, por meio de oficinas de incentivo à leitura, uso da arte sequencial em sala de aula e produção de história em quadrinhos. São oficinas de curta duração ministradas por quadrinistas e pesquisadoras de Belo Horizonte. As oficinas infantis serão divididas em três temas: História em Quadrinhos, Tiras e Criação de personagem. A oficina dedicada aos educadores tratará do uso das Histórias em Quadrinhos dentro da sala de aula. Ao final das oficinas uma exposição itinerante apresenta os trabalhos dos participantes.

O Projeto tem como objetivo promover e estimular a leitura e a produção de Histórias em Quadrinhos (HQs) a partir de atividades formativas, lúdicas e socioculturais que ajudem os primeiros leitores a terem uma proximidade com as HQs e aos educadores no cotidiano escolar; estimular a leitura e a produção de histórias em quadrinhos; incentivar o uso das HQs como recurso pedagógico no aprendizado escolar; formar leitores críticos de textos e imagens e criar atividades lúdicas que fortaleçam o imaginário infantil e as contações de histórias.

A primeira atuação desse projeto tem o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura com o Edital Descentra 2014. São 12 Oficinas que contemplarão 90 crianças e 36 professores em três centros culturais de BH. Além de uma exposição itinerante de encerramento dos trabalhos executados nas oficinas junto com os registros do processo do projeto por meio de fotografias e vídeo.

Acompanhe esse projeto pelo site e por nossas redes sociais!

Coletivo Lady’s Comics 
Mariamma Fonseca, Samanta Coan e Samara Horta