Projeto QUATI em Eunápolis

with Nenhum Comentário

Oficinas, exposição, bate-papo, exibição de vídeo e feira: Eunápolis – BA celebra o incentivo à leitura com evento completo. Nos dias 17 a 22 de julho, o Espaço Cultural Viola de Bolso, por meio da Biblioteca Alcides Lacerda e Gibiteca Agostini, recebe o projeto QUATI – Quadrinhos, Educação, Traços e imaginação que traz atividades gratuitas que contemplam o público infantil e educadores. As inscrições para as oficinas infantis serão feitas presencialmente a partir do dia 03 de julho, no período da manhã e tarde, no espaço localizado na Pra Dr. Gusmão, 38 bairro Gusmão.

O projeto QUATI é realizado pelo coletivo Lady’s Comics em parceria com a Gibiteca Angelo Agostini do Ponto de Cultura Viola de Bolso. Possui apoio financeiro do Governo do Estado, por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

São oficinas de curta duração ministradas por quadrinistas e pesquisadoras. As aulas para a criançada são divididas em dois temas: Criação de fanzine e Criação de personagem. Com atividades formativas, lúdicas e socioculturais, os professores contribuem para que os primeiros leitores ganhem afinidade com a arte e a tornem auxílio no aprendizado. Dessa maneira teremos também a oficina Quadrinhos na sala de aula, voltada para os educadores, onde será trabalhada a inclusão de quadrinhos no cotidiano escolar como recurso pedagógico.

Além de estimular a leitura crítica de texto e imagem, o projeto aborda a importância das HQs na formação do leitor e traz reflexões sobre o gênero.

Ao final, no sábado do dia 22/07, acontece uma exposição dos trabalhos bate-papos e uma feira de vendas, bem como a apresentação em vídeo do apanhando geral do projeto.

“Acreditamos que a história em quadrinhos é uma ótima ferramenta ao incentivo à leitura”, diz uma das coordenadoras da Gibiteca Angelo Agostini, Joésia Maria.